Sistema de Gestão Integrada

O que é?

O Sistema de Gestão Integrada visa implementar o desenvolvimento dos conceitos de Qualidade, Saúde, Segurança Ocupacional, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Baseado nas melhores práticas de todos os conceitos citados acima, ele é derivado do programa de Qualidade Total que desenvolveu e adotou vários subsistemas, métodos e ferramentas, integrando todas as ações e esforços para obter melhores resultados e criar valores percebidos pelos clientes, colaboradores e comunidade.

Por quê?

O Governo Baiano lançou no ano 2000 o Programa de Qualidade de Obras Públicas da Bahia - QUALIOP, baseado no ISO 9001. Pela força deste programa, iniciamos a implantação do nosso Sistema de Qualidade e sentimos a necessidade não só de continuar aprimorando os nossos objetivos e conhecimentos, como também, as nossas práticas de trabalho. Hoje em dia, a sociedade tem pressionado as empresas para que deixem de ser instituições meramente econômicas e passem a apresentar também, um bom desempenho nas questões públicas e sociais. Logo, percebemos que era preciso trabalhar outros segmentos que influenciam o nosso trabalho e a nossa vida, como por exemplo, o meio ambiente onde estamos inseridos; a saúde e segurança dos colaboradores e a responsabilidade social, incluindo ética e transparência. Por não serem questões que possam ser tratadas isoladamente, mas de forma integrada e incorporada à gestão global da empresa, decidimos, a partir de 2005, realizar a implantação do Sistema de Gestão Integrada, atendendo aos requisitos das normas:

• NBR ISO 9001:2001 – Qualidade.
• NBR ISO 14001: 96 - Meio Ambiente (nova versão).
• OHSAS 18001:99 - Saúde e Segurança Ocupacional (nova versão).
• SA 8000:2001 - Responsabilidade Social.

Como funciona?

1 - A Qualidade:

O cliente é o nosso ponto de partida e a nossa meta de chegada. Nossas ações estão voltadas para ele e cada colaborador é o responsável pela qualidade do seu trabalho.
Cabe a todos os gestores assegurar a capacitação dos colaboradores, a melhoria da comunicação, a confiança, o envolvimento da equipe, o aumento da qualidade dos serviços, assim como, a disseminação da Política Integrada, Visão, Missão e Ética da Empresa para todos os colaboradores da organização.

2 - A Saúde e Segurança Ocupacional:

Os nossos colaboradores são os principais executores dos processos do sistema, portanto, a CPL CONSTRUTORA prioriza a saúde, a condição física adequada para o desenvolvimento saudável da atividade e o ambiente adequado ao desempenho de cada função. Fornecemos todos os Equipamentos de Proteção Individual inerente à atividade e com o auxílio de nosso consultor, Dr. João Nunes, Eng° de Segurança, desenvolvemos campanhas de conscientização da necessidade e obrigatoriedade de uso dos equipamentos para evitar acidentes e doenças. No nosso programa de saúde e segurança ocupacional desenvolvemos procedimentos para atender à coordenação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), como por exemplo, treinamentos, apresentações de palestras, informativos de saúde, cartilhas e filmes.

3 - A Conservação e Preservação do Meio Ambiente:

O plano de gestão ambiental foi elaborado de forma simples e de fácil acessibilidade, para que todos os colaboradores possam participar das atividades sobre o meio ambiente. Os resíduos de construção são direcionados para um local adequado e licenciado pelos órgãos ambientais competentes. Os treinamentos de conscientização ambiental são realizados periodicamente, através de palestras, filmes e informativos.
 
4 - A Responsabilidade Social:

A CPL CONSTRUTORA desenvolve suas atividades atendendo também, as legislações relacionadas à Responsabilidade Social, com ética, transparência e com a proposta de ir além das obrigações legais em relação ao custo benefício. Baseada sempre em estratégias que possam contribuir para o desenvolvimento pleno da sociedade, a CPL CONSTRUTORA está sempre avaliando suas ações e resultados.
 
5 - Manual de Gestão Integrada:

O manual tem por finalidade padronizar, regulamentar, conscientizar e divulgar para todos os    colaboradores envolvidos o nosso Sistema de Gestão Integrada.

6 - Procedimentos Básicos:

São instrumentos que definem rotinas internas de desenvolvimento das ações da empresa. Para cada documento, ou ação de cada setor, existe um Procedimento Básico que deve ser seguido em todas as práticas dentro e fora da empresa. Eles são intitulados e numerados de acordo com uma seqüência. Em cada procedimento básico encontram-se as instruções de como cada setor, ou obra, devem proceder, além de conter anexos, formulários e fichas que serão distribuídos ao responsável.
 
7 - Instruções de Trabalho:

São os instrumentos que definem passo a passo as técnicas construtivas a serem realizadas nas obras. Estas Instruções de Trabalho são distribuídas para cada atividade controlada pelo sistema e nelas estão expostos cada passo de uma tarefa e a maneira correta de execução. As instruções dispõem de número, título e acompanha a FIS - Ficha de Inspeção dos Serviços, em que é apontado todo o processo de desenvolvimento da ação.